Últimas Notícias

Santuário

Estado

Nacional

Corrida de São Francisco muda rotina da cidade




O Município de Canindé conhecido Internacionalmente por abrigar o maior Santuário Franciscano das Américas e a realizar a segunda maior romaria em homenagem a São Francisco do mundo, transformou-se na noite de quarta-feira dia 21 de Dezembro na capital do atletismo com a realização da 2ª corrida FELIZCIDADE Franciscana. Foram 5 km e 450 metros de prova.

Na benção da largada, frei Marconi lembrou: ‘’Se em São Paulo, existe no último dia do ano, a corrida de São Silvestre que reúne corredores do mundo inteiro, porque Canindé no Sertão do Ceará, não pode ter a corrida de ‘’São Francisco’’. No próximo ano iremos dar uma conotação bem maior ao nosso evento, pois entendemos que é sem dúvida a maior maratona da região no período de Natal’’, ressaltou o Pároco e Reitor do Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas, frei Marconi Lins.

A 2ª Corrida do Natal ‘’FELIZCIDADE’’, com saída da Basílica, percorreu as ruas Gervasio Martins, Joaquim Magalhães, Travessa Monsenhor Zezinho, João Pinto Damasceno, Avenida São Francisco, retornando pela mesma via em frente à Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.
O objetivo da maratona é levar a comunidade canindeense uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas, e a confraternização em preparação para o Natal do Senhor, que será celebrado no dia 24 de Dezembro, às 22h, na Praça dos Romeiros. O idealizador do evento, o reitor Frei Marconi Lins, mostrou-se feliz em poder acompanhar e apoiar esse importante momento de motivação para o natal na cidade de Canindé, dando a largada inicial para a corrida do Natal.

Os participantes inscritos que completaram a prova, receberam medalhas da organização do evento. A prova teve o apoio da Polícia Militar do Ceará e da Guarda Municipal, alunos do Curso de Educação Física da Universidade Vale do Acaraú – Uva e integrantes da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUNTEC, através de Júnior Martins. O grande objetivo foi proporcionar conforto e segurança aos participantes.

A prova de rua que aconteceu na noite de ontem serviu também como uma celebração do Natal e a superação de cada participante. As principais vias de acesso ao Santuário ficaram tomadas de corredores profissionais e anônimos. Atletas de Canindé, Quixadá, Caridade, Paramoti e Fortaleza abrilhantaram o evento.

A primeira largada aconteceu às 18h com um pelotão feminino de 90 atletas e cinco minutos depois 110 homens deram a largada em busca da glória.

‘’A realização de circuitos de rua está acontecendo cada vez com mais frequência em todo o Estado. O intuito é estimular a prática regular da atividade física e encorajar que cada vez mais participantes adquiram hábitos de vida mais saudáveis. Pensando nisso, na quarta-feira dia 21 de Dezembro foi realizada a segunda edição do Circuito FELIZCIDADE FRANCISCANA em Canindé’’, observa o organizador.

No final, homenagens a integrantes de vários segmentos da sociedade que receberam medalhas das mãos dos franciscanos em reconhecimento pelo trabalho em defesa do evento. O campeão da corrida FELIZCIDADE Franciscana Francisco Ronigleison ficou em 21º lugar na meia maratona do Rio de Janeiro, realizada em Setembro de 2016.

Confira os Vencedores
Masculino

1º Lugar: Francisco Ronigleison – Fortaleza
Tempo: 17 minutos e 58 segundos

2º Lugar: Guilherme Guedes – Fortaleza
Tempo: 18 minutos e 30 segundos

3º Lugar: Antônio José – Paramoti
Tempo: 18 minutos e 30 segundos

Feminino

1º Lugar: Vitoria Elaine – Caridade
Tempo: 28 minutos e 20 segundos

2º Lugar: Eronice Guerra - Canindé
Tempo: 28 minutos e 25 segundos

3º Lugar: Alana Kércia – Canindé
Tempo: 30 minutos e 18 segundos


 
Copyright © 2011 - 2016 Canindé On-line - Nosso Foco é Política
Grupo Canindé de Comunicação - GCCOM