Últimas Notícias

Santuário

Estado

Nacional

TCM vai condecorar Eunicio Oliveira com uma medalha

Publicado em 13/07/2017 às 10:53 - TCM
O senador Eunício Lopes de Oliveira, um dos agraciados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com a Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa, edição 2017, é político cearense com vários mandatos no Congresso Nacional, atuando no Senado desde 2011.
Nascido em 1952 na cidade de Lavras da Mangabeira, começou a carreira política ainda jovem, como líder estudantil e presidente da Casa do Estudante do Ceará. Também atuou como empresário, foi presidente da Federação de Transporte de Valores e da Federação do Comércio de Brasília, bem como do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub).
Aos 46 anos de idade elegeu-se como o deputado federal mais votado do Ceará. Na Câmara, Eunício foi relator para a área de infraestrutura na Comissão Mista de Orçamento, levando o Governo Federal a destinar elevados recursos para o Complexo do Castanhão e para obras consideradas importantes em todo o Nordeste.
Foi autor da Lei nº 11.322/2006, que renegociou as dívidas de mais de 350 mil pequenos agricultores do semiárido nordestino e relator do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Atuou ainda como membro titular da Comissão Mista do Orçamento e presidiu em 2010 a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
No período de 2013 a 2015 assumiu o cargo de Ministro de Comunicações. Após três mandatos nesta casa legislativa, em outubro de 2010 foi eleito Senador da República.
Recém-empossado presidente do Senado, em fevereiro de 2017, Eunício protocolou proposta de emenda constitucional tornando permanentes os tribunais de contas brasileiros. A proposta proíbe a extinção de Cortes de Contas e considera os órgãos “essenciais” para o controle externo.
 
Copyright © 2011 - 2016 Canindé On-line - Nosso Foco é Política
Grupo Canindé de Comunicação - GCCOM