Canindé celebra 802 Anos do Perdão de Assis

Canindé celebra 802 Anos do Perdão de Assis

A comemoração marcou também o início da divulgação da festa de São Francisco das Chagas

Por Antônio Carlos Alves 04/08/2018 - 11:00 hs
Foto: Antônio Carlos Alves
O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, no semiárido Nordestino, localizado a 126Km da Capital, celebrou nesta quinta-feira (2), a festa dos 802 anos do Perdão de Assis, e Nossa Senhora dos Anjos.

A missa comemorativa foi transmitida pela ‘‘REDE VIDA DE TELEVISÃO’’, e presidida pelo Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins de Araújo.

A Basílica ficou lotada de fiéis de vários pontos do Nordeste. Devotos do santo vieram de Santa Catarina. Os visitantes chegaram a Fortaleza para o turismo de Praia e optaram em conhecer primeiro o maior santuário franciscano das Américas, onde ocorre a segunda maior romaria em homenagem a São Francisco no mundo.

A data, que também leva o nome de Indulgência da Porciúncula, é festejada em todas as igrejas franciscanas. "Aquele lugar é emblemático, é um lugar de encontro com Deus e aquilo que o homem deve ser, que é um instrumento de paz nesse mundo. É esse sentido que queremos lembrar com a festa", disse frei Marconi Lins, Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

A festa marca o início do ciclo de romarias que, a partir do dia 2 de agosto, deve seguir até o início de fevereiro de 2018. Apesar de ser um local de movimentação constante de devotos de São Francisco, o religioso explica que a festa já foi mais expressiva no passado. "Canindé é um lugar de nutrir a fé e sobretudo em momentos como esse que é um momento muito emblemático, então, esperamos resgatar este público, que foi se perdendo com os anos", disse Marconi.
Durante a missa, frei Marconi lançou oficialmente o cartaz e o esquema de divulgação da festa de São Francisco das Chagas deste ano, que acontecerá em período normal de 24 de setembro a 04 de outubro, com o tema: ‘’SENHOR FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ’’.